top of page

Quem Somos

Como parte da Igreja de Deus, que é "o Reino do Senhor Jesus, a casa e família de Deus" (CFW 25:2), a missão da Igreja Presbiteriana Reformada em Campo Bom é adorar ao único Deus verdadeiro - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - e anunciar Sua Palavra, em obediência a ordem expressa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: “Ide, ensinai todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mt 28.19-20).

 

Cremos firmemente que devemos adorar a Deus somente da maneira que Ele ordenou em sua Palavra, as Sagradas Escrituras. Portanto, nossos cultos não são centrados nas vontades e desejos do homem, mas em Deus somente. Cremos que o culto cristão é o encontro especial entre Deus e Seu povo. São reuniões na centradas em momentos de oração, de reflexão e arrependimento pessoal, de alegria e ações de graça a Deus, de meditação e proclamação da Palavra de Deus, de participação no sacramento da Ceia do Senhor e de cantar salmos e hinos em louvor e adoração a Deus.

 

Sobre os cânticos, entendemos que aquilo que cantamos reflete a fé que professamos, vivemos e ensinamos: “A Palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações”(Colossenses 3.16). Rejeitamos e rechaçamos todo cântico idólatra que substitui o culto a Deus pelo culto a homens e rejeitamos também todo cântico que substitui as verdades bíblicas e a glória de Deus por conceitos humanistas, entretenimento e técnicas terapêuticas. Defendemos que as Sagradas Escrituras são suficientes para nos ensinar como Deus quer ser cultuado e por isso todos os cânticos devem ser baseados na Palavra de Deus.

 

Estamos certos de que o Evangelho de Jesus Cristo é a “verdade do Senhor” que “dura para sempre”. (Salmo 117.2) Convictos disso, negamos que o Cristianismo deva servir somente como mais uma entre tantas outras influencias suaves, dentro de uma cultura ou mundo pluralista, aceitando passivamente a expansão da maldade e iniquidade. Reconhecemos a realidade presente do Reino de Jesus Cristo sobre as nações e, por isso, cremos que a Igreja de Deus deve atuar como arauto do Reino de Deus, como sal e luz entre os povos (cf. Mateus 5:13-16; Apocalipse 1:20), radicalmente alterando a direção, sabor e percepção do seguimento não cristão da sociedade, tanto de indivíduos quanto como das nações como um todo, ordenando que os homens se arrependam de Seus pecados e creiam no Evangelho (cf. Mateus 4:17; Marcos 1:5). Rechaçamos os ensinamentos daqueles que proclamam um destino sempre sombrio para o Cristianismo entre as nações, pois a Palavra de Deus nos assegura que “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Habacuque 2.14) e que “todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor, e diante dele adorarão todas as famílias das nações” (Salmo 22.27). Nas palavras do Reformador Protestante, João Calvino:

“Deus não somente protege e defende o Reino de Cristo, mas também estende seus limites em todas as direções, e então preserva e transmite-o adiante em progresso ininterrupto até a eternidade. Não devemos julgar sua estabilidade a partir da presente aparência das coisas, mas a partir da promessa, que nos assegura de sua continuidade e de seu crescimento constante”. (Comentário sobre Isaías 9:7)

 

Além disso, procuramos “diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz”, reconhecendo que “há um só corpo” (Ef 4.3-4), uma só Igreja por quem Jesus Cristo “a si mesmo se entregou”. (Ef 5.25) Convictos disto, buscamos manter uma forte relação de comunhão espiritual com todas as igrejas que professam o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo, seja qual for sua tradição denominacional. Ao mesmo tempo, rejeitamos também toda forma de prostituição espiritual que busca misturar a luz com as trevas. Rejeitamos toda comunhão espiritual com as falsas religiões do mundo (cf. Êxodo 20:3; Mateus 4:10) e também com aqueles que se dizem igrejas, mas adulteram a sã doutrina e corrompem o Evangelho de Jesus Cristo (cf. Gálatas 1:8; II Coríntios 11:3-4). Como lemos na Confissão Belga:

“Cremos que se deve discernir diligentemente e com muito cuidado, pela Palavra de Deus, qual é a verdadeira Igreja, visto que todas as seitas, que atualmente existem no mundo, se chamam Igreja, mas sem razão (...) se deve distinguir o corpo e a comunhão da verdadeira Igreja, de todas as seitas que se dizem igreja”. (Confissão Belga, Artigo 29)

A Igreja Presbiteriana Reformada em Campo Bom é fruto dos esforços missionários da Keel Mountain Presbyterian Church (Igreja Presbiteriana em Keel Mountain), uma igreja localizada no estado do Alabama nos Estados Unidos, e com eles pertencemos à Federação de Igrejas Reformadas.

 

 

 

 

Sócios

Parceiros

bottom of page